sábado, 16 de março de 2019

Semana das Engenharias FARO 2018


No período de 01 a 05 de outubro foi realizada na Faculdade de Roseira - FARO, a Semana das Engenharias. 

Além da apresentação dos projetos desenvolvidos, ao longo desse ano, os alunos participaram de diversas atividades técnicas paralelas, entre elas mincursos, seminários, palestras e depoimentos de ex-alunos.
Na abertura do evento, houve uma apresentação musical a da dupla, Juan Carlos e Guadalupe, com repertório de músicas latinas. 
Em seguida, ainda no primeiro dia, houve a mostra dos projetos acadêmicos, desenvolvidos pelos alunos dos primeiros anos (2017 e 2018) das turmas das engenharias, referente à disciplina de Eletricidade Básica, ministrada pelo professor Dr. Ricardo Aparecido Moraes.
Uma das atividades técnicas de destaque, coordenada pelos professores Dr. Reinaldo Escada Chohfi, Me. Márcio Santana e Me. Luiz Pasin Neto, foi o “Seminário de Energia Fotovoltacia (Solar)”, em parceria com o Projeto Benjamim Franklin, que tratou especificamente da geração, armazenagem e distribuição de energia fotovoltaica: Sistemas On-Grid, Off-Grid e Híbrido.
Nos dias subsequentes, houve minicursos, tais como, “Introdução ao minitab e suas ferramentas” ministrado pela professora Dra. Juliana Laiate; “Introdução aos sistemas de automação industriais”, ministrado pelo engenheiro eletricista Marco Aurélio Fagundes da empresa ATM Soluções Tecnológicas e “Tecnologia de construções populares: demandas e oportunidades”, ministrado pela engenheira civil Patrícia Mendes Teixeira Leite, gerenciadora e fiscalizadora da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) da região do Vale do Paraíba.
Também foram realizadas palestras, entre as quais “Aprenda a empreender, antes que o mercado exija”, conduzida brilhantemente pelo professor Claudius D’Artagnan, membro da Academia de Letras de Lorena, vice- presidente da Academia Brasileira da Qualidade, empresário e autor de diversos livros. Durante essa atividade, a ex- aluna e engenheira química Anna Thais Garcia, deu um depoimento sobre sua trajetória, desde estudante da FARO até o momento, como Engenheira Química Jr, da empresa BASF. Thais denominou sua fala como “Abra sua Mente”, com o objetivo de mostrar sua experiência e persistência para obter sucesso em sua carreira profissional.
A outra palestra foi proferida pelo engenheiro Pedro Henrique de Jesus, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), intitulada “Os caminhos da automação na indústria 4.0”. Foi destacada a sua participação no desenvolvimento de 7 patentes de invenção, relacionadas às aplicações de microcontroladores PIC, utilizando Mplab X IDE e XC8. Essa atividade teve o acompanhamento do especialista em produção industrial, Rogério Cardoso, que possui mais de 25 anos de experiência na área de eletroeletrônica e Automação Industrial.
O objetivo da FARO, com a realização anual da Semana das Engenharias, é apresentar aos seus alunos tecnologias e experiências profisionais relevantes, na área de conhecimento do engenheiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário