sábado, 16 de março de 2019

Metodologias de Aprendizado Ativo

FARO segue a estratégia de inovação acadêmica adotada, aprofundando a aplicação das Metodologias de Aprendizado Ativo Acreditar na sua capacidade é ter percorrido a metade do caminho para o sucesso. E o melhor para convencer alguém a acreditar em sua capacidade é motivá-lo. É com esse foco que são pensadas as aulas, em formato de “jogos”, como a que foi realizada no dia 28 de fevereiro, pelo professor Anderson Elias Furtado, na disciplina de Ensaios e Metalurgia Mecânica, com a turma do 7º período de Engenharia Mecânica da FARO. Na aula, os alunos foram desafiados com questões conceituais e práticas e competiram, em grupos, com o objetivo de responder, corretamente, o mais rápido possível, critério pelo qual foram avaliados. Após cada exercício, foi realizada uma discussão sobre as respostas, para que os alunos pudessem refletir efetivamente sobre os conceitos envolvidos. Também foi proposta uma autoavaliação, a fim de que, além de desenvolver os conceitos técnicos da disciplina, exercitassem suas habilidades de negociação, argumentação e empatia. Em geral, e nesse caso não foi diferente, os alunos se motivam muito com esse tipo de aula e tendem a se preparar melhor, antecipadamente, para os próximos encontros, além de aguardarem, ansiosamente, por mais estratégias nesse formato. “Motivação e engajamento, esses talvez sejam os maiores méritos das metodologias ativas de aprendizado”, afirma o Prof. Anderson. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário