O Salão do Júri da Faculdade de Roseira – FARO esteve repleto de alunos do curso de Direito, para a aula inaugural do ano letivo de 2019, proferida pelo Dr. Carlos Schelini, promotor de justiça, membro do Ministério Público do Estado de São Paulo. Dr. Carlos destacou a prática da leitura em suas palavras: “Se gosta de ler, pratique e amplie. Leia os livros clássicos, as narrativas que marcaram a história da humanidade. Leia muito e aprenda com os grandes escritores das obras clássicas, a leitura é fundamental. Ela lhe permitirá escrever e falar bem. A escrita é um dos seus principais instrumentos de trabalho”. Continuando, também incentivou os acadêmicos a conhecerem os ambientes de trabalho do profissional do Direito, os escritórios, gabinetes e fóruns, para o contato com o cotidiano da profissão que almejam. Conhecedor do Ministério Público, Dr. Carlos Schelini detalhou a a atuação de suma importância da instituição, tão atuante e bem-sucedida no Brasil. Ao final, os alunos demonstraram muito interesse nos ensinamentos do palestrante e fizeram diversas perguntas, sobre os estudos para concurso público, a prática forense, as audiências e sessões do Tribunal do Júri, a relação entre o Ministério Público, advogados e juízes. A professora Paládia Romeiro, que planejou essa aula inaugural, encerrou a solenidade, agradecendo a presença do palestrante, cujo brilhantismo foi demonstrado pelos calorosos aplausos da plateia, reforçando a receptividade e satisfação dos alunos por terem participado do evento.
sábado, 16 de março de 2019
Turma inicial do Curso de Direito da FARO
No dia 11 de fevereiro, os ingressantes da turma inicial do Curso de Direito da FARO foram acolhidos em seu primeiro dia de aula.
O diretor geral, Prof. Dr. Jorge Pasin de Oliveira, os recepcionou e lhes deu as boas-vindas, destacando o espírito de comprometimento da Instituição com a qualidade no ensino superior, o que será muito bem trabalhado com esse o novo curso.
A diretora acadêmica, Profa. Dr. Neia Castro, expôs “como é a vida acadêmica no ambiente FARO”, bem como sua história, sua estrutura organizacional, regulamento e normas gerais. Também demonstrou sua satisfação em receber os alunos, destacando que ,“os ingressantes do curso de Direito serão protagonistas de uma nova fase bastante promissora da FARO, recepcionados com entusiasmo pelo seu corpo administrativo e docente. Quem passa pela FARO sabe que nosso trabalho é feito com seriedade, disciplina, responsabilidade e qualidade".
A turma visitou o Campus, sob a orientação e acompanhamento da professora Msc. Paládia Romeiro. Foram apresentados todos os prédios administrativos, de sala de aulas, laboratórios, Salão do Júri, Sala de Audiência Simulada, Biblioteca e o futuro Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, entre outros locais percorridos.
A professora Paládia Romeiro deu explicações sobre o curso de Direito, que está sob sua coordenação e destacou: “é um momento de celebração e de trabalharmos para o futuro. Este curso nasceu de um projeto sério, desenvolvido por uma equipe de qualidade".
Agradeceu aos alunos por acreditarem na proposta, esclarecendo que foi aprovada, pelo MEC, com excelente nota.
A semana de integração terminou, na sexta-feira, dia 15 de fevereiro, com a visita à parte histórica da Fazenda Boa Vista, Ecomuseu, Senzala, Casarão e com uma aula no inovador Laboratório de Livre Pensamento, localizado no interior dessa tradicional fazenda.
Metodologias de Aprendizado Ativo
FARO segue a estratégia de inovação acadêmica adotada, aprofundando a aplicação das Metodologias de Aprendizado Ativo Acreditar na sua capacidade é ter percorrido a metade do caminho para o sucesso. E o melhor para convencer alguém a acreditar em sua capacidade é motivá-lo. É com esse foco que são pensadas as aulas, em formato de “jogos”, como a que foi realizada no dia 28 de fevereiro, pelo professor Anderson Elias Furtado, na disciplina de Ensaios e Metalurgia Mecânica, com a turma do 7º período de Engenharia Mecânica da FARO. Na aula, os alunos foram desafiados com questões conceituais e práticas e competiram, em grupos, com o objetivo de responder, corretamente, o mais rápido possível, critério pelo qual foram avaliados. Após cada exercício, foi realizada uma discussão sobre as respostas, para que os alunos pudessem refletir efetivamente sobre os conceitos envolvidos. Também foi proposta uma autoavaliação, a fim de que, além de desenvolver os conceitos técnicos da disciplina, exercitassem suas habilidades de negociação, argumentação e empatia. Em geral, e nesse caso não foi diferente, os alunos se motivam muito com esse tipo de aula e tendem a se preparar melhor, antecipadamente, para os próximos encontros, além de aguardarem, ansiosamente, por mais estratégias nesse formato. “Motivação e engajamento, esses talvez sejam os maiores méritos das metodologias ativas de aprendizado”, afirma o Prof. Anderson.
Engenheiro Ambiental e Sanitarista da FARO em atividade de campo.
Os alunos da Engenharia Ambiental 2016, da FARO, realizaram, no dia 08 de dezembro, uma visita técnica ao Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha, coordenada pela professora Néia Castro, incluída no conteúdo da disciplina de Ecologia Geral. O grupo foi recebido, por monitores ambientais da Unidade de Conservação, com uma apresentação do Parque, relatando seus Objetivos, Programas e Pesquisas Científicas. No roteiro estava incluso o “Simulador de Chuvas”, aparelho doado pelo Projeto JICA que demonstra a importância da vegetação nativa para o abastecimento de água dos mananciais, em comparação a uma área sem vegetação. Visitaram, também, os lisímetros estudar a evapotranspiração das plantas, no caso, da floresta nativa, floresta de eucalipto, floresta de pinus e gramínea e, desta forma, verificar a contribuição de cada tipo de vegetação, em relação ao consumo e infiltração da água no solo. Os alunos percorreram a “Trilha do Paraibuna”, onde visualizaram o processo de sucessão ecológica de uma vegetação e sua resiliência. Essa foi mais uma prática, incorporada à visão da FARO de que ensinar é, principalmente, praticar.
Visita técnica da FARO à Sabesp de Pindamonhangaba
Conhecer um possível futuro ambiente de trabalho, as atribuições operacionais e os processos utilizados, tornam as atividades acadêmicas muito mais motivadoras e estimulantes. Nessa linha, os professores da FARO procuram sempre realizar visitas técnicas com os alunos em locais que apresentam essas características. No último 15 de setembro, as turmas dos 5º. anos de Engenharia Química e de Engenharia Ambiental de Sanitária visitaram as unidades de tratamento de água e a de tratamento de efluentes da SABESP de Pindamonhangaba, acompanhados pelo professor Jorge Pasin de Oliveira. Durante a visita, conheceram toda a instalação da empresa que trata água e esgoto do município, utilizando moderna, eficiente e segura tecnologia de tratamento. A maior parte do esgoto captado na cidade é bombeado através de elevatórias até essa estação de tratamento que, após tratamento adequado devolve a água para afluente do Rio Paraíba do Sul. O tratamento de água é feito para toda a cidade de Pindamonhangaba, dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente. Os alunos puderam, dessa forma, reforçar amplamente os conceitos discutidos na disciplina de tratamento de água, de projeto de estação de tratamento água e na de gerenciamento de resíduos líquidos.
Na FARO alunos praticam e simulam situações reais da profissão.
A proposta de ensino com inovação na FARO implementa cada vez mais a prática como metodologia de ensino, que o torna eficaz e agrega enorme valor à profissão.
Exatamente por essa razão, a quantidade de laboratórios da instituição e seu uso intensivo situa-se entre os pontos fortes da qualidade do ensino, e o que desperta bastante o interesse e envolvimento dos alunos.
Os experimentos de tratamento de água e de efluentes residenciais e industriais, entre outros, foram intensos nesse semestre, com muitas turmas de engenharia química e engenharia ambiental e sanitária, realizando testes e experimentos, idênticos aos empregados nas empresas públicas e indústrias.
Essa é a contínua aposta acadêmica da Faculdade de Roseira, ensinar praticando, através de laboratórios atuais e acessíveis a todos os alunos e professores.
Na FARO se ensina e se pratica a profissão, é o que consideramos efetivamente Inovação, tornar o aluno o principal ator do aprendizado, praticando e resolvendo problemas reais “com eles”, de forma envolvente e determinante para seu futuro profissional.
AÇÕES DE SOLIDARIEDADE DA FACULDADE DE ROSEIRA - FARO
A Faculdade de Roseira, através de seus alunos e de parcerias firmadas com a comunidade local, tem atuado intensamente em ações de solidariedade. Em outubro, alunos da turma de engenharia 2018 levaram para doação, alimentos não perecíveis à APAE e à Prefeitura de Roseira. Esta ação faz parte de atividade desenvolvida na disciplina de Ética e Cidadania, em que os alunos tinham como missão arrecadar esses alimentos para doar à comunidade local, no sentido de reforçar o sentimento de cidadania solidária.
Também no mês de outubro, foram realizadas doações de hortaliças cultivadas no Telhado Verde, parceria ente o Buriti Shopping de Guaratinguetá e a Faculdade de Roseira - FARO.
O Telhado Verde é um tema muito abordado atualmente, principalmente na arquitetura sustentável, devido à consciência ambiental que vem aumentando e se difundindo na sociedade, em busca da diminuição de efeitos negativos e prejudiciais ao meio ambiente. No caso do Buriti, todos os resíduos sólidos produzidos na praça de alimentação são transformados em adubo para os canteiros.
Diversas caixas de hortaliças, entre as quais, alface lisa, alface crespa, couve, cebolinha, tomilho e escarola foram distribuídas. Os beneficiários foram a Creche de Educação Infantil Nova Vida, de Guaratinguetá e as APAE de Guaratinguetá e Roseira.
Ainda nessa mesma linha, a FARO doou à APAE de Pindamonhangaba, dezenas de camisetas para serem vendidas e/ou utilizadas durante a 42ª. Festão da Solidariedade do município, que acontecerá nesse mês de novembro.
Estiveram presentes nesses eventos, o Prefeito de Roseira, as presidentes das APAE de Roseira e Pindamonhangaba, professores e direção da Creche, em Guaratinguetá. As autoridades agradeceram a ação dos estudantes, a dedicação e envolvimento da Faculdade de Roseira, e manifestaram o interesse no estreitamento de relações, visando a futuras ações solidárias com a FARO.
Foram momentos muito especiais, houve uma ótima recepção pelos funcionários das instituições envolvidas e pelas crianças.
Semana das Engenharias FARO 2018
No período de 01 a 05 de outubro foi realizada na Faculdade de Roseira - FARO, a Semana das Engenharias.
Além da apresentação dos projetos desenvolvidos, ao longo desse ano, os alunos participaram de diversas atividades técnicas paralelas, entre elas mincursos, seminários, palestras e depoimentos de ex-alunos.
Na abertura do evento, houve uma apresentação musical a da dupla, Juan Carlos e Guadalupe, com repertório de músicas latinas.
Em seguida, ainda no primeiro dia, houve a mostra dos projetos acadêmicos, desenvolvidos pelos alunos dos primeiros anos (2017 e 2018) das turmas das engenharias, referente à disciplina de Eletricidade Básica, ministrada pelo professor Dr. Ricardo Aparecido Moraes.
Uma das atividades técnicas de destaque, coordenada pelos professores Dr. Reinaldo Escada Chohfi, Me. Márcio Santana e Me. Luiz Pasin Neto, foi o “Seminário de Energia Fotovoltacia (Solar)”, em parceria com o Projeto Benjamim Franklin, que tratou especificamente da geração, armazenagem e distribuição de energia fotovoltaica: Sistemas On-Grid, Off-Grid e Híbrido.
Nos dias subsequentes, houve minicursos, tais como, “Introdução ao minitab e suas ferramentas” ministrado pela professora Dra. Juliana Laiate; “Introdução aos sistemas de automação industriais”, ministrado pelo engenheiro eletricista Marco Aurélio Fagundes da empresa ATM Soluções Tecnológicas e “Tecnologia de construções populares: demandas e oportunidades”, ministrado pela engenheira civil Patrícia Mendes Teixeira Leite, gerenciadora e fiscalizadora da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) da região do Vale do Paraíba.
Também foram realizadas palestras, entre as quais “Aprenda a empreender, antes que o mercado exija”, conduzida brilhantemente pelo professor Claudius D’Artagnan, membro da Academia de Letras de Lorena, vice- presidente da Academia Brasileira da Qualidade, empresário e autor de diversos livros. Durante essa atividade, a ex- aluna e engenheira química Anna Thais Garcia, deu um depoimento sobre sua trajetória, desde estudante da FARO até o momento, como Engenheira Química Jr, da empresa BASF. Thais denominou sua fala como “Abra sua Mente”, com o objetivo de mostrar sua experiência e persistência para obter sucesso em sua carreira profissional.
A outra palestra foi proferida pelo engenheiro Pedro Henrique de Jesus, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), intitulada “Os caminhos da automação na indústria 4.0”. Foi destacada a sua participação no desenvolvimento de 7 patentes de invenção, relacionadas às aplicações de microcontroladores PIC, utilizando Mplab X IDE e XC8. Essa atividade teve o acompanhamento do especialista em produção industrial, Rogério Cardoso, que possui mais de 25 anos de experiência na área de eletroeletrônica e Automação Industrial.
O objetivo da FARO, com a realização anual da Semana das Engenharias, é apresentar aos seus alunos tecnologias e experiências profisionais relevantes, na área de conhecimento do engenheiro.
Alunos da FARO apresentaram trabalhos no ENIC
Alunos dos Cursos de Engenharia Química e Engenharia Mecânica da Faculdade de Roseira – FARO apresentaram trabalhos no Encontro de Iniciação Científica (ENIC), evento paralelo ao VII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED), realizado na Universidade de Taubaté (UNITAU) no dia 19 de setembro. Foram três trabalhos orientados pela Profa. Dra. Helen Cunha e um trabalho pela Profa. Juliana Laiate.
Além de auxiliarem numa melhor apresentação do TCC, proporcionando mais segurança e domínio sobre os temas abordados, já que essa é a base acadêmica para os assuntos estudados, tratam-se de trabalhos apresentados num congresso internacional de iniciação científica, que é muito importante ao aprimoramento do currículo do profissional do aluno que, em breve, estará inserido no mercado de trabalho.
Durante a apresentação, os alunos foram avaliados por professores da UNITAU, que ficaram muito satisfeitos com os conteúdos apresentados.
Os temas desenvolvidos foram:
TRATAMENTO AUTOMATIZADO DE EFLUENTES PARA REÚSO.
AUTORES: BEATRIZ DE SOUZA CUEVAS E MARCELO DA SILVA BERNARDES.
VALIDAÇÃO DO MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE ALFACIPERMETRINA EM SOJA POR CLAE ACOPLADA A ESPECTROMETRIA DE MASSAS.
AUTORA: EVELYN DE SOUZA COSTA (TURMA ENGENHARIA QUÍMICA 2014).
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO PARA QUANTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS EM LIGAS FERRO-CROMO.
AUTORES: ISABELA TAMIRES CRUZ MOREIRA E TALLES DA SILVA
A APLICAÇÃO DA MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL – TPM NO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO NA INDÚSTRIA DE PAPEL
AUTORES: RENAN RIBEIRO E LEONARDO JOSÉ LÚCIO VIEIRA
Trabalhos da FARO são apresentados no SIMEA
Nos dias 1 e 2 de agosto de 2018, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, AEA, promoveu, em São Paulo, o XXVI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (SIMEA). O evento conta com a presença de importantes indústrias de autopeças, montadoras, universidades e entidades governamentais. No congresso são proferidas palestras, realizadas mesas redondas e apresentações de trabalhos técnicos. Nesse ano, o tema principal foi: “A rota para o futuro da modernidade no Brasil”
Dentre todos os trabalhos técnicos enviados para essa edição, foram selecionados 54 artigos para apresentação durante o evento. E, pela primeira vez, autores da FARO expuseram suas pesquisas em dois trabalhos:
No primeiro, o professor, Anderson Furtado, da FARO, participou, em coautoria com o professor Erik Telles (da UERJ e AEDB) e o doutorando da Unesp Valter Filho, do artigo “ELETROMOBILIDADE NO BRASIL: INICIATIVAS, OPORTUNIDADES E DESAFIOS”.
Um outro trabalho, intitulado “AÇOS HIPEREUTETÓIDES PARA FABRICAÇÃO DE ROLAMENTOS AUTOMOTIVOS: ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DO AÇO SAE 52100”, foi apresentado por alunos e professores da FARO, com a colaboração da Profa. Denise Laurito, sendo que esse conteúdo constituiu o TCC, defendido, em 2017, pelos alunos Paulo Teodoro e Wesley Theodoro, orientados pelo professor Anderson Furtado.
sexta-feira, 15 de março de 2019
12º Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal
Os estudantes da FARO, Douglas Alves Reis de Souza, Tainara Santos Ribeiro e Thaís Betoni, bolsistas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, participaram do 12º Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal, realizado no período de 1 a 3 de agosto de 2018, na sede do Instituto Florestal de São Paulo.
Tainara, do curso de engenharia ambiental e sanitária e Thaís, do curso de engenharia química, apresentaram, oralmente, os trabalhos científicos intitulados “Análise da inter-relação entre conservação ambiental e prevenção de desastres como subsídio ao trabalho docente do ensino médio” e “Diagnóstico socioambiental e análise da potabilidade da água no Ribeirão das Antas-Taubaté-SP”, respectivamente.
Já o estudante Douglas, do curso de engenharia ambiental e sanitária, apresentou, na forma de painel, o trabalho intitulado “Cálculo das emissões de co2 durante a semana nacional de ciência e tecnologia no Vale do Paraíba”.
A FARO, desde 2013, vem inserindo, em suas metodologias de ensino, novas formas de interação ensino-aprendizagem, por meio das inovações acadêmicas, estimulando, intensamente, seus alunos de engenharia a identificar habilidades investigativas na pesquisa científica. Essa metodologia tem lhes proporcionado o desenvolvimento da capacidade de aprender a pensar, questionar e estudar temas vinculados às ciências, aguçando de forma mais efetiva suas habilidades para pesquisa.
Assinar:
Postagens (Atom)